As 7 razões para não fazer oceanografia
Seus professores, sua universidade, sempre irão lhe vender a idéia da profissão dos sonhos: desconfie...
1. A profissão não tem conselho e nem registro profissional: aí que começam seus problemas..
2. Os laudos, diagnósticos, planos e estudos que você fizer sempre terão que ter um outro autor com CREA ou CRBio para assinar para você. A maioria dos órgãos não aceitam como responsáveis um profissional sem registro. Qualquer mané burrão com um CREA vale mais que você... mesmo super gênio
3. Os concursos para oceanógrafo estão indo a extinção: é preferível no mercado os engenheiros e olha que tem muitos: aquicultura, petróleo, ambiental, civil, de pesca etc.. Você não acredita? então veja (mesmo onde poderia haver oceanógrafo tem de tudo menos vaga para nós):
Revoltante né? E só é o começo...
Na minha empresa já foi jurado, não entra mais oceanógrafo porque é um problema!!! Quem vai assinar para ele?
4. Seu salário será sempre pior que o dos outros sempre: claro os outros tem CREA meu amigo, isto significa que eles tem direito a no mínimo 8,5 salários para 8 horas trabalhadas e nós não temos nada, nem sequer piso salarial, nada na nossa lei que nos assegure um mínimo de dignidade.
5. Ta pouco quer mais? Você não terá ninguém para lhe ajudar a se defender, ou a ssegurar seus direitos terá que fazer tudo sozinho, correndo atrás, contratando advogados etc... Pois não temos nem conselho, nem sindicato, nada que nos auxilie. A AOCEANO não lhe ajudará, pode acreditar.
6. Não poderá contar com os mais velhos de profissão para lutar: eles já tão tudo bem acomodadinhos nas suas universidades, formando os oceanógrafos que vão quebrar a cara sozinhos no futuro
7. O conselho vai sair!! Vamos entrar no CREA!!! Não acredite neste discurso, não temos peso, ou seja, representantes em Brasília, capazes de ir contra o sistema folgado dos engenheiros. A Lei profissional demorou 30 ANOSSS. Imagine o conselho próprio... As tentativas de entrar no CREA foram sempre frustadas, segundo a AOCEANO e não há previsão para acontecer.
Realmente, se pensar que a profissão de Oceanólogo se limita ao mercado de EIA-RIMA, ao patrolamento do sistema socioambiental brasileiro (em homenagem a Bel!!!), realmente não deves fazer oceanografia/oceanologia. Mas eu acredito que a profissão de Oceanólogo é muito mais que isso! E se esse ISSO interessar a novos candidatos a futuros oceanólogos, não tenho mais nada a dizer que: Bienvenidos muchach@s!
ResponderExcluirCREA - Oceanógrafos. Modalidade: Agrimensura. De acordo com sua habilitação específica, limitados à sua formação curricular, esses profissionais analisam resultados das interações humanas com a natureza, com dados concretos do espaço geográfico, envolvendo questões sócioeconômicas, políticas e ambientais.
ResponderExcluirAtuam, ainda, em atividades tais como levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos, astronômicos, aerofotogramétricos, sensoriamento remoto, georreferenciamento de imóveis urbanos e rurais, e elaboração de cartas geográficas, dentre outras, que se inter-relacionam com diversos ramos da Engenharia''. (creadf, Acesso em 06/06/2016).
''
Aí Marcus, passa o link desse texto...quero conferir direitinho... aliás,conseguisse entrar no CREA com diploma em oceanografia
ExcluirAí Marcus, passa o link desse texto...quero conferir direitinho... aliás,conseguisse entrar no CREA com diploma em oceanografia
Excluir